quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Praia Grande e a educação


Pesquisadores do CME-FEUSP e a profa. Dra. Margarida Felgueiras (Universidade do Porto) visitaram escolas da Praia Grande e projetos em andamento no município. 

Matéria de Priscila Sellis:
Secretaria de Educação de Praia Grande (Seduc) rec
ebeu a visita da professora e doutora em Educação, Margarida Louro Felgueiras, de Portugal, da professora e pós-doutoranda em História da Educação, Iomar Zaia, de São Paulo, e do historiador e pesquisador da USP, Marcelo Figueiredo de Meneses, também da capital, na última sexta-feira (31). Margarida e Marcelo vieram conhecer a estrutura e os projetos educacionais da Cidade, incentivados por Iomar Zaia, que já havia visitado o município. 

“Eu os trouxe até aqui, porque admiro o trabalho da Educação de Praia Grande, sua organização, estrutura e o comprometimento”, elogiou Iomar, que atua na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). 

Os educadores visitaram escolas de Ensino Fundamental, Complementação Educacional, Creche e Escola Ambiental, além de conhecer detalhes do projeto de implantação do Centro de Memória da Educação, previsto para ser inaugurado em janeiro. “Só de ver a planta do futuro Centro de Memória, fico emocionada, pois é raro uma prefeitura ou mesmo uma instituição privada dar o devido valor para a parte histórica. Na maioria dos casos, o acervo fica trancado em espaços inadequados, sem que o público tenha acesso e oportunidade de pesquisa”, comentou Iomar, que é especializada na área de acervos históricos. “Praia Grande está tomando todas as providências, incluindo criação de decreto e regimentos, para que o Centro de Memória da Educação seja um espaço vivo, onde as pessoas possam conhecer seu passado, sua identidade”.

Marcelo Figueiredo, que atua na Faculdade de Educação da USP, destacou o entusiasmo das equipes das escolas. “Dá para perceber o envolvimento e comprometimento de todos, desde o porteiro até a diretora escolar”, enfatizou o educador, que também é especialista em implantação de centros de documentação. “Temos planos de voltar em janeiro para prestigiar a inauguração do Centro de Memória de Educação”.

Margarida, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, afirmou ter se impressionado com a educação do Município. “Fiquei surpresa pela qualidade dos equipamentos, pela limpeza e pela ordem. Gostei muito do projeto de Educação Ambiental e também fiquei admirada com a implantação do Centro de Memória, que está sendo bem planejado, pensado para ser um espaço vivo”, salientou. “Gosto de conhecer novas experiências. Está sendo um enriquecimento para mim”.

Para a historiadora Mônica Rodrigues, que é uma das responsáveis pela implantação do Centro de Memória da Educação de Praia Grande, é uma honra receber a visita e os elogios de pessoas tão renomadas. “Esses educadores são muito respeitados, autores de muitas publicações e especialistas em História da Educação e museologia. Para nós, é motivo de orgulho ter o trabalho reconhecido por eles. Além disso, essa visita foi muito importante para trocarmos ideias e experiências”.

Centro de Memória – Aprovada pela Câmara Municipal há um mês, a criação do Centro de Memória da Educação de Praia Grande visa reunir documentos de valor histórico produzidos pela Seduc e pelas unidades escolares, reconstruindo a memória histórica da educação municipal e disponibilizando todo esse acervo para consultas e pesquisas à comunidade. Funcionará em um prédio próprio, que contará com acervo de documentos, espaço para exposições, biblioteca de História, salas de pesquisa, sala de conservação e restauro de documentos, entre outros espaços. A iniciativa é pioneira no estado de São Paulo.