sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Inventário Fundo Profa. Diva F. Sgueglia

Finalizado o Inventário do Fundo Professora Diva Francisca Sgueglia. O inventário foi produzido por José Francisco Guelfi Campos, como parte do projeto de iniciação científica Organização do fundo Professora Diva Francisca Sgueglia, sob orientação da Profa. Dra. Ana Maria de Almeida Camargo, e financiado pela FAPESP.

O fundo faz parte do arquivo do Centro de Memória da Educação da FEUSP (CME-FEUSP) e é disponibilizado para pesquisa.


"Diva Francisca Sgueglia 
Nota biográfica 

Diva Francisca Sgueglia nasceu em São Paulo, em 4 de outubro de 1920. Trabalhou como escriturária e datilógrafa no Serviço de Assistência aos Psicopatas do Estado de São Paulo, até 1941, e na Escola Normal e Ginásio Estadual Domingos Faustino Sarmiento, até 1954, onde também frequentou o Curso de Formação do Professor Primário. Trabalhou ainda como radioatriz, redatora e apresentadora de programas de rádio, atividade que desempenhou de 1945 a 1958. 
Iniciou-se no magistério em 1955, no Grupo Escolar Senador Roberto Simonsen, em São Caetano do Sul. No ano seguinte, transferiu-se para o Grupo Escolar Dr. Edmundo Carvalho (Experimental da Lapa), onde lecionou e ocupou o cargo de vice-diretora até 1966, ano em que se aposentou como professora da escola pública e em que fundou o Externato Jaraguá, colégio particular do qual foi sócia e onde exerceu as funções de diretora e orientadora pedagógica até o ano de 1975. 
Em 1963, participou da fundação da Associação Paulista de Educação Pré-Primária, sendo eleita presidente da entidade, função que desempenhou até 1980. Ao longo de sua trajetória, Diva Sgueglia participou de diversos congressos no Brasil e no exterior, muitos dos quais também organizou, publicou artigos sobre educação infantil e livros didáticos. Sua obra O Jogo de Aprender foi publicada também na Itália. Na década de 1980, dedicou-se à alfabetização de jovens e adultos. 
Faleceu em São Paulo, em 25 de janeiro de 2005."


Nenhum comentário:

Postar um comentário